Da mesma forma como um aperto de mão, um cartão de visita pode dizer muito sobre você e o tipo de negócio que você opera. Como costuma ser o primeiro ponto de contato para clientes em potencial e, portanto, precisa criar a impressão certa, fiz uma lista dos erros mais comuns que para que você não os cometa involuntariamente. 

Para ser honesto, já vi alguns cartões de visita verdadeiramente criminosos, mas esses são apenas os que vejo com mais frequência!

Seis erros comuns de cartões de visita

Nenhum nome de contato ou apenas iniciais  – Então, quando eu ligo para você, com quem eu devo falar? Não ter essa informação com certeza causa uma má impressão e é um início estranho para qualquer conversa telefônica.

Um endereço de e-mail do tamanho do meu braço  – simplificar o máximo que puder pois adicionar vitoria.nomelongo@outronomelongodedominio.com.br aos contatos pode facilitar uma confusão e erro de digitação.

Nenhum endereço de e-mail  – isso mesmo. Nem mesmo um Gmail, Hotmail ou Yahoo grátis. Alguns cartões têm até um endereço de site profissional, mas nenhum e-mail, o que faz com que um cliente em potencial tenha que vasculhar o site em busca do endereço de e-mail para entrar em contato com você.

Quão importante é isso?

Você realmente deve ter um endereço de e-mail profissional (seunome@seuwebsite.com etc) em seu cartão para ser levada a sério, mas é melhor ter um endereço de e-mail grátis do que nenhum.

Um cartão fino e sem espessura  – eu sei que muitas pessoas usam cartões de visita gratuitos, mas eu pessoalmente acho que isso é um erro. Seu cartão diz muito sobre você e tenho certeza que a maioria das pessoas não se descreveria como genérico, frágil e barato.

Você pode criar alguns cartões de visita adoráveis ​​no Canva, mas eu pessoalmente os prepararia diretamente no  eskinaze ou os desenharia no Canva e depois os imprimiria profissionalmente.

Eu sei que é uma despesa, mas um cartão de visita de aparência pouco profissional vai custar mais caro.

Sem número de celular  – Não use telefone fixo se você não vai estar em home office para atender chamadas, o número do seu celular deve estar no seu cartão ou o número da sua casa deve ser desviado para o seu celular.

Quando as pessoas ligam para um AV, geralmente precisam de ajuda imediata e elas querem falar com alguém agora.

Nenhuma ideia de quem você é ou o que você faz  – Não há realmente nenhum ponto em ter um cartão de visita se a pessoa a quem você o dá tem que escrever seu nome e o que você faz! Pessoalmente, eu questionaria o padrão de trabalho de uma pessoa se ela não conseguir nem mesmo acertar seu próprio cartão de visita.

Dispensáveis

Você pode incluir sua foto, endereço ou informações de mídia social se quiser, mas as pessoas simplesmente querem saber quem você é, o que faz e como entrar em contato com você.

Eles também precisam ter a impressão de que você é uma profissional que entrega um trabalho de qualidade e um cartão de visita pode ajudar muito a criar essa impressão.

Já vi outros erros, como cartão muito confuso, texto pequeno, cartões tão grandes que não cabem em porta-cartões ou carteiras, ou com pedaços de cartões antigos colados no verso (eu realmente vi isso), mas esses são alguns dos erros mais comuns de cartões de visita que podem fazer com que você perca o negócio devido à falta de informações ou imprudência geral.

Existem alguns grandes negócios lá fora, se você comprar ao redor. Os cartões nem sempre precisam ser caros, mas precisam dar a impressão certa. Você também pode se divertir com eles – tenho um painel do Pinterest cheio de cartões de visita interessantes para inspirar você.