Assistente Virtual

Assistente virtual fornece assistência profissional administrativa, técnica ou criativa a clientes remotamente de um home office.

O que é Assistente Virtual?

Um assistente virtual é um profissional independente sem vínculos empregatícios, que fornece serviços administrativos aos clientes atendendo remotamente e fora do escritório do cliente. Assistentes virtuais normalmente opera em um home office, e acessar remotamente os documentos de planejamento necessários, como calendários compartilhados.

Pessoas que trabalham como assistentes virtuais costumam ter vários anos de experiência nas mais diversas áreas de atuação. Novas oportunidades estão se abrindo para assistentes virtuais qualificados em mídia social, gerenciamento de conteúdo, redação de postagens em blogs, gerenciamento em whatsapp, design gráfico e marketing na Internet. Como trabalhar em casa se tornou mais aceito tanto para trabalhadores quanto para empregadores, espera-se que a demanda por assistentes virtuais qualificados cresça.

PRINCIPAIS VANTAGENS

  • Um assistente virtual é um trabalhador autônomo especializado em oferecer serviços administrativos a clientes remotamente, geralmente um home office.
  • As tarefas típicas de secretariado remoto podem incluem agendar compromissos, fazer chamadas telefônicas, gestão de whatsapp e contas de e-mail.
  • Alguns profissionais se especializam em oferecer serviços de design gráfico, redação de blogs, contabilidade, mídia social e marketing.
  • Para um empregador, uma vantagem de contratar uma secretária remota é a flexibilidade de contratar apenas os serviços de que precisam sem vínculos empregatícios.

Como funciona um assistente virtual

Assistentes virtuais começaram a ter mais destaque à medida que pequenas empresas e empresas procuram formas de manter os custos baixos. 

Como esse profissional não tem vínculos empregatícios, uma empresa não precisa oferecer os mesmos benefícios ou pagar os mesmos impostos que pagaria para um funcionário em tempo integral.

Além disso, como a secretária virtual trabalha fora do local, não há necessidade de uma mesa ou outro espaço de trabalho no escritório da empresa. O profissional tem seu próprio equipamento de computador ​​e serviço de Internet de alta velocidade.

Funções de assistente virtual

As funções específicas de uma secretária virtual variam de acordo com as necessidades do cliente e os termos do contrato. 

Alguns lidam com tarefas administrativas e de contabilidade, enquanto outros podem postar atualizações regulares nas redes sociais ou escrever artigos para um blog. 

Um profissional completo também pode lidar com a organização de viagens, agendamento de consultas, entrada de dados e armazenamento de arquivos online.

Qualificações de assistente virtual

Embora não haja requisitos educacionais rígidos e rápidos para se tornar um assistente remoto, muitos clientes procuram assistentes virtuais que tenham alguma educação de nível superior ou treinamento especializado. 

Algumas empresas online oferecem cursos e certificação para habilidades de AV.

Um assistente virtual deve ter experiência em tecnologia, ter uma ampla gama de habilidades de computador e um alto nível de proficiência com softwares e programas de negócios comumente usados. 

Benefícios de um assistente virtual

Para o cliente, uma das vantagens da contratação de um AV é a flexibilidade de contratação apenas dos serviços de que necessita. 

Dependendo dos termos do contrato, alguns assistentes virtuais fazem pacotes de atendimento que podem ser flexibilizado no contrato. Em contraste, os funcionários em um ambiente de escritório tradicional geralmente devem ser pagos por um número fixo de horas por dia.

Para proprietários de pequenas empresas, a contratação de um assistente virtual pode ajudá-los a liberar horas valiosas para se concentrar no crescimento do negócio e na geração de receita. Pode ser mais fácil e mais econômico terceirizar tarefas entediantes e demoradas para alguém como uma assistente virtual.

Como Contratar um Assistente Virtual

Existem diversas formas de contratar uma assistente virtual. Independente da sua escolha, não esqueça que um contrato protege ambos os lados e garante segurança de informação.

Contratar uma empresa

De todas as opções a contratação de uma empresa garante maior segurança e tranquilidade, pois no geral oferece um conhecimento maior no serviço de assistente virtual ou secretaria remota.

Contratar um autônomo

Da mesmo forma que ao contratar uma empresa, a contratação de um profissional autônomo ou freelance requer atenção a assinatura de contrato.

Considerações Finais

Antes de contratar um assistente virtual, o cliente deve garantir uma relação de trabalho mais tranquila, criando instruções detalhadas sobre as tarefas que precisam ser executadas. 

Um manual escrito reduz o risco de mal-entendidos que podem ocorrer em um relacionamento de trabalho remoto.

A assinatura de um contrato também deverá ser incluido na contratação dos serviços, mesmo que estes sejam por apenas um pequeno período, um contrato de prestação de serviços não pode deixar de incluir um termo de confidencialidade.

Facilita Virtual

Ajudando empresas e empreendedores a e atingir seus objetivos!

Blumenau – SC

(47) 98855-4448

Pronto para começar?

8 + 12 =