Uma das perguntas mais populares feitas pelos membros do nosso fórum é qual laptop eles devem comprar. Como achei que seria mais fácil ter uma fonte para apontar as pessoas quando fizessem essa pergunta, abaixo está uma lista abrangente de todas as coisas que você deve considerar ao escolher um laptop para o seu negócio de AV.

Laptop, desktop ou tablet?

Depende inteiramente de você decidir ter um laptop portátil ou um desktop estático, mas não pode administrar seu negócio de Assistente Virtual usando apenas um tablet ou telefone.

Bem, eu acho que você poderia se realmente  precisasse, mas seria incrivelmente complicado, irritantemente ineficiente, espetacularmente não profissional e você definitivamente precisaria de um monitor e teclado separados para poder ver o que está fazendo.

Então um tablet realmente não vale a pena.

Se você não pretende trabalhar durante uma viagem, vá para o escritório / casa de um cliente ou trabalhe em uma cafeteria, então escolha um desktop – mas se você se tornou uma AV para uma vida de trabalho flexível, você precisará de algo portátil.

Pessoalmente, por causa da palavra ‘virtual’ no título do seu trabalho, eu escolheria um laptop!

Mac ou PC?

Não importa, depende do seu conhecimento no sistema, se já trabalho com o MacOS então pode ser uma boa opção.

O mais importante é que você precisará do Microsoft Office para grande parte do seu trabalho, mas pode obter o MS Office 365 para Mac . Os Macs são mais caros e provavelmente são a melhor opção se você já estiver familiarizado com eles ou se fizer muitos trabalhos de design, mas se você for um ‘AV normal’ e nunca tiver usado um antes, basta manter o que você sabe.

Mas é apenas uma questão de preferência.

Coisas a considerar ao comprar um laptop

As pessoas dirão a você “ah, comprei esse aqui e adorei” mas você deve sempre escolher uma máquina com base nas coisas de que VOCÊ precisa, porque pode ser o laptop perfeito pois outra pessoa pode não atender às suas necessidades.

Tenho certeza de que você não compraria o mesmo carro que um amigo só porque ele disse que gostou – e o mesmo vale para o seu laptop. Portanto, decida o que você precisa fazer e encontre um que atenda aos seus critérios. Consulte outras pessoas se quiser, mas somente depois de restringir aquelas em que está interessado.

Estas são as coisas que você deve observar ao escolher seu laptop:

Tamanho e peso 

Se você está levando o laptop para fora de casa, precisa de algo leve. Obviamente, um laptop menor será mais leve do que um com uma tela maior, mas você também precisa ser capaz de ver o que está digitando sem apertar os olhos!

Comecei a ter todos os tipos de problemas nas costas quando mudei para uma tela menor (aparentemente, estava projetando minha cabeça para frente para olhar para a tela), então aumentei a fonte nas configurações e conectei o laptop a um monitor.

Dor nas costas e nos ombros devido à má postura é comum em freelancers, e o custo de fisioterapia e danos a longo prazo em seu corpo e carreira simplesmente não valem a pena.

Vida da bateria

Novamente, se você estiver levando o laptop para fora de casa, precisará de uma bateria com boa duração. Para mim, qualquer coisa acima de 8 ou 9 horas é bom e, embora eu possa levar meu carregador comigo, geralmente é um pouco incômodo carregá-lo e encontrar um bom local para conectá-lo.

Custo

O custo será um fator importante na escolha de seu laptop – especialmente se você estiver apenas configurando seu negócio – mas tenho o prazer de dizer que um laptop barato fará o trabalho muito bem.  Até os Chromebooks que são ainda mais baratos, podem ser uma boa opção para iniciar.

Rapidez

RAM significa memória de acesso aleatório, um componente que permite ao computador armazenar dados de curto prazo para acesso mais rápido. Há mais do que isso, mas a RAM é basicamente o que afeta a velocidade do seu laptop.

Não compre um laptop com menos de 8 GB de RAM.

Se você for um multitarefa pesado e abrir muitas guias, precisará de mais RAM. 8 GB deve ser o suficiente para a maioria dos usuários, mas opte por 16 GB se você for jogar muito, usando CAD ou editar vídeos.

Espaço de armazenamento

A maioria dos usuários ficará bem com 250 a 320 GB de armazenamento. 250 GB pode armazenar mais de 30.000 fotos e músicas de tamanho médio, mas se você quiser filmes ou vídeos com qualidade HD, você definitivamente precisará atualizar seu disco rígido para pelo menos 500 GB ou mesmo 1 TB.

Usuários profissionais, como vloggers, programadores, designers, fotógrafos e jogadores que precisam realizar edição gráfica e de vídeo, precisarão de espaço em disco de 1 TB ou mais.

Embora você possa usar o Drive ou OneDrive para armazenar arquivos e fotos, sugiro que você obtenha o máximo de espaço de armazenamento interno que puder, mas nada menos do que 250 GB.

SSD ou HDD?

As unidades de disco rígido (HDDs) armazenam informações em um disco giratório, enquanto as unidades de estado sólido (SSDs) armazenam informações em microchips. Laptops mais antigos geralmente vinham com HDDs, então eram mais volumosos e pesados, mas os SSDs são mais a norma hoje em dia, especialmente com laptops mais finos.

Os SSDs são um pouco mais caros, mas o laptop inicializa mais rápido, roda mais rápido, é mais confiável e usa menos energia. Então, eu escolheria SSD, se você puder.

Dois em um e outros recursos

Se você quiser uma tela sensível ao toque, para separar a tela do teclado e usá-la como um tablet ou virar a tela para trás para poder assistir a vídeos com mais facilidade, esses são recursos que você também deve incluir ao fazer sua pesquisa

Brilho da tela

Se você planeja usar muito seu laptop fora de casa, você pode querer uma tela anti-reflexo. Pode parecer uma coisa pequena, mas vai incomodar quando você estiver usando e você não conseguir ver nada. 

Teclado iluminado

Novamente, uma coisa pequena, mas você se importa se o teclado tem luz de fundo ou não? A maioria das pessoas não o fará, mas você pode querer um, se trabalhar muito à noite, por exemplo. Eu não acho que me importava com um teclado retroiluminado, mas depois de ter um, agora é um recurso essencial para mim.

Não dê ouvidos a outras AVs

Quando procuro comprar algo, minha primeira parada é sempre o Google. Existem toneladas de sites de tecnologia por aí e eu recomendo que você os consulte primeiro, em vez de perguntar a outra Assistente Virtual (ou à sua mãe) o que eles sugerem.

Esses caras são especialistas em tecnologia, enquanto a maioria dos AVs não.

Decida quais recursos você precisa, restrinja suas escolhas e, em seguida, leia quantas análises de usuários e artigos comparativos você puder. Você poderia então perguntar ao nosso fórum se eles têm alguma experiência com esses laptops, mas você obterá melhores informações de pessoas cujo trabalho é revisar tecnologia!

Uma vez que você tenha restringido, vá para o Google e digite algo como “(nome do laptop que você está considerando) versus (nome do outro laptop que você está considerando)” para obter avaliações comparativas.

Uma vez, uma AV escreveu em um post do fórum que ela nunca compraria um Asus, mas uma vez eu tive um e foi ótimo. Outros podem apenas contar com sua experiência pessoal e dizer se gostam de usar um determinado laptop, mas, como a maioria das coisas, é tudo uma questão de opinião.

Os modelos de laptop variam, portanto, generalizações abrangentes não vão ajudá-lo. Além disso, a AV pode ter tido um problema, simplesmente não gostou dos recursos ou está baseando sua opinião em informações ou produtos desatualizados.

Portanto, peça conselhos técnicos de alguém que sabe do que está falando.

Leia quantas análises você puder

O ideal é ir à loja e ver o laptop que está pensando, porque pode sentir como ele é pesado e ver se as teclas estão muito próximas, etc. No entanto, isso nem sempre é possível, então a próxima melhor coisa é para ler quantas análises e comentários online você puder.

Confira o laptop na Amazon e veja o que as pessoas estão falando sobre ele. Pode ser que os compradores tenham dado menos estrelas porque a entrega atrasou ou por algo pessoal que não importa para você. Mas essas análises também podem destacar algo que as análises de tecnologia online não estão cientes – como as dobradiças ficando mais soltas com o tempo, por exemplo.

Você sempre pode atualizar mais tarde

Você pode escolhe um determinado modelo porque era barato apenas para começar. Pode ser pesado, barulhento e a duração da bateria terrível – mas se fizer o trabalho está bem.

Esse laptop pode lhe servir por muitos anos, até você decidi fazer um upgrade para um laptop menor e mais leve, com a bateria mais longa que pude encontrar.

Uma palavra sobre Chromebooks

Antigamente, os Chromebooks não eram adequados para todo o trabalho que uma AV precisava fazer, mas eles progrediram muito em um espaço de tempo.

Eu conheço algumas AVs que trabalham exclusivamente em um Chromebook, então é definitivamente possível.

Mesmo se você quiser continuar com seu laptop normal, se você armazenar seu trabalho na nuvem, nunca mais terá que se preocupar com desastres tecnológicos. Se seu laptop quebrar ou for roubado, você pode simplesmente fazer login em sua conta do Google (em seu laptop ou Chromebook de backup) e continuar trabalhando em seus documentos.

Dicas

  • Faça backup de seus dados na nuvem. Um disco rígido externo é ótimo, mas eles irão falhar em algum momento. O armazeno de arquivos e fotos no Google Drive também é uma opção.
  • Lembre-se de colocar o custo do seu laptop e quaisquer cabos, monitor, mouse e teclado nas despesas do seu negócio.
  • Se você tiver um laptop separado para o trabalho, pode adicionar o valor total em suas despesas, mas se for para uso pessoal também, você só pode reivindicar a metade. 
  • Eu uso o mesmo laptop para trabalho e negócios. Algumas pessoas gostam de mantê-los separados, mas eu realmente não vejo o motivo.
  • Tome cuidado com sua postura. Procure informações sobre ergonomia no trabalho e cuide da sua postura. Investir em uma mesa adequada, cadeira confortável e altura dos monitores podem evitar custos com fisioterapia no futuro. Portanto, evite os custos cuidando de sua saúde agora.